Terminou no domingo, 13 de Outubro, o Torneio UFOA, com a participação de 16 seleções, que desde 28 de Setembro estavam no Senegal.

O Senegal venceu o torneio ao vencer o Gana e a Guiné Conacri venceu a fase consolação ao derrotar Cabo Verde nos pênaltis, no sábado.

Participaram Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Gambia, Guine Bissau, Guiné Conacri, Libéria, Mauritânia, Mali, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Das 16 seleções apenas Cabo Verde tinha na sua equipa uma presença feminina. A fisioterapeuta Helga Varela acompanhou a seleção nacional no torneio e foi a unica mulher no staff técnico, de uma seleção na prova.

Helga Varela, de 27 anos, começou a estudar fisioterapia na Universidade Piaget, na cidade da Praia, e está no futebol desde 2015 tendo começado no Boavista da Praia.

Ao nosso site, Helga confessou ser um orgulho chegar ao ponto máximo, para ela, que é representar Cabo Verde a nível internacional.

“Ter sido a unica mulher no torneio foi algo surpreendente para mim e muito encorajador, visto que poucas mulheres estão a chegar onde querem sempre com dedicação e força de vontade”, referiu a fisioterapeuta.

Helga Varela, terminou dizendo que espera ser um exemplo a seguir e que as mulheres, no desporto possam ir ainda mais longe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *