No quadro da política da promoção de espaços de competitividade internacional, a Seleção Nacional Sub-20 masculina de Cabo Verde irá participar em dois jogos amigáveis na abertura da janela da FIFA, frente ao país anfitrião nos dias 23 e 27 de março em Nouakchott, na Mauritânia.

Trata-se de uma excelente oportunidade para proporcionar aos nossos jovens atletas competições internacionais, permitindo igualmente a equipa técnica da seleção principal dispor da evolução técnico-táctica dos mesmos e avaliar a possibilidade de integração nos ‘Tubarões Azuis’ AA.

A equipa técnica para este torneio será é composta por Jorge Conceição ´Djodje´, treinador principal, Dário Furtado, treinador adjunto, e Fernando Carvalho ´Tchabana´, treinador de guarda-redes, o médico Dr. Luís Lopes Tavares e o fisioterapeuta Bernardo Almeida. 

O estágio da seleção começa no dia 18 de Março, na cidade da Praia, e logo nesse dia a seleção efetua dois treinos, assim como no dia 19. Já para o dia 20, os Sub-20 tem um jogo treino. A partida para a Mauritânia está agendada para o dia 21 do corrente mês. 

Foram convocados 23 jogadores nascidos entre 2002 e 2004 tanto em Cabo Verde como na diáspora.

Dos 23 convocados, há jogadores que militam nos campeonatos regionais em Cabo Verde e em campeonatos internacionais, o que mostra que o scouting da FCF tem vindo a trabalhar e a dar a conhecer jogadores cabo-verdianos dentro e fora do país.

A aposta da FCF na formação e nas camadas jovens tem vindo a dar frutos, uma vez que da lista dos convocados 10 destes já fizeram parte das camadas jovens Sub-16 e Sub-17, o que mostra continuidade para que os jogadores comecem a jogar pelos Tubarões Azuis, desde a tenra idade. São eles Edson Delgado, Renilson Pires, Yanis Tavares, Élvio Medina, Ronilson Gomes, Erickson Tavares, Marco Lizardo, Délcio Ferreira, Luís Maurício e Anderson Reis.

De salientar que a última vez que a seleção Sub-20 disputou um jogo foi em 2019, num amigável frente a Portugal.

 

CONVOCADOS