Nesta terça-feira, 19 de Abril, a Seleção Nacional AA irá conhecer os adversários na fase de grupos do Taça de Africa das s Nações Africanas (CAN), onde a fase final será no verão de 2023, na Costa do Marfim.

O sorteio será amanha no estúdios da SuperSport, em Joanesburgo, na Africa do Sul, as 19h30 locais (menos três horas em CV).

Os potes foram organizados de acordo com o ultimo ranking da FIFA e assim sendo, Cabo Verde fica no pote dois e não poderá defrontar nesta fase de grupos seleções como Africa do Sul, Guine Conacri, Gabão, Benin, Uganda, Zâmbia, Congo, Guine Equatorial, Madagascar, Quênia e Serra Leoa.

Os 48 países vão estar divididos em 12 grupos de quatro seleções (Grupo de A a L) e as duas primeiras de cada grupo vão estar na fase final do CAN.

Os anfitriões, Costa do Marfim, vão marcar presença no sorteio o que significa que para alem deles apenas uma outra seleção passa de fase.

Quênia e Zimbábue foram suspensos pela FIFA de todas as atividades do futebol, todavia vão estar no sorteio, apesar das proibições temporárias, e se a suspensão não for levantada até duas semanas antes da primeira jornada, ambas as federações serão consideradas eliminadas da competição e assim sendo os seus grupos serão compostos por três seleções, qualificando-se os dois primeiros.

De 30 de Maio a 14 Junho serão disputadas as duas primeiras jornadas, enquanto que a terceira e quarta jornada será em Setembro (De entre 19 a 27 de Setembro) e a quinta e sexta jornada em Março de 2023 (De entre 20 a 28 de Março).

Pote 1
Senegal, Marrocos, Nigéria, Egito, Tunísia, Camarões, Argélia, Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana e RD Congo.

Pote 2
África do Sul, Cabo Verde, Guiné Conacri, Gabão, Benin, Uganda, Zâmbia, Congo, Guiné Equatorial, Madagascar, Quênia e Serra Leoa.

Pote 3
Namíbia, Mauritânia, Guiné-Bissau, Niger, Líbia, Moçambique, Malawi, Togo, Zimbabwe, Gambia, Angola e Comoros.

Pote 4
Tanzânia, República Centro Africana, Sudão, Ruanda, Burundi, Etiópia, Eswatini, Lesoto, Botswana, Libéria, Sudão do Sul e São Tomé e Príncipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *