Terminou nesse fim de semana o primeiro curso licença D, para a região desportiva de Santiago Norte, onde de 18 até o dia 24 de Janeiro, 29 formandos, dos quais, uma mulher, receberam formação, num total de 60 horas, por parte do Coordenador Técnico Nacional, Pedro Figueiredo, Treinador UEFA A (UEFA ADVANCED) que foi assistido pelo Técnico Dário Furtado, Treinador da Licença C da CAF, Instrutor para Treinador ( Nível D da FIFA/CAF).

Os formandos agradeceram a forma como foi dada a formação o que lhes irá permitir atualizar muitas informações, esclarecer ideias de como treinar equipas seniores entre outros.

Já o presidente da Associação Regional de Santiago Norte, Emiliano Costa, no discurso de encerramento, parabenizou os formandos e agradeceu a FCF bem como aos formadores Pedro Figueiredo e Dário Furtado.

“É isto que queremos, formação, capacitação e queremos que a nossa região dê aquele pulo que todos estão a espera, pois qualidade na nossa região não falta, por isso é a hora de mostrar”, disse Emiliano Costa mostrando-se muito feliz e deixou uma ultima mensagem: “Já fizemos o D, e já estamos a pensar na licença C, pois queremos estar no topo”.

Este curso é uma das novidades da reestruturação dos cursos para treinadores por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF), sendo a Região de Santiago Norte a primeira a ser contemplada.

A estrutura curricular do curso, num total de 60 horas, foi composta por uma unidade teórica de 20 horas, e uma unidade prática de 40 horas.

Na unidade teórica foram abordados temas sobre o Conhecimento da Criança, Conhecimento de Futebol, Processo de Ensino, Papel do Treinador. Na unidade prática um conjunto de conceitos foram abordados, nomeadamente, exercícios técnicos/táticos em jogo, conceitos de ocupação de espaço, força, resistência e endurance, coordenação motora, método GAG- Relação entre o jogo e a parte analítica, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *