A criação de núcleos da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) nos países de acolhimento da nossa emigração é um dos objetivos traçados pela actual Direção da FCF.

Em Dezembro de 2018, foi criado o primeiro núcleo, o da Holanda, com a presença do Presidente Mário Semedo e do Vice Presidente Inácio de Carvalho. O núcleo é coordenado pelo Alcindo Monteiro, um destacado dirigente desportivo na Holanda que tem levado a cabo muitas atividades desportivas junto da nossa comunidade.

No mês de Junho de 2019, foi a vez de Luxemburgo cujo núcleo é coordenado pelo reconhecido dirigente desportivo Pedro Lima que se tem destacado na organização de várias atividades desportivas junto da nossa comunidade. A FCF esteve representado pelo Vice Presidente Joel Barros.

Em Dezembro de 2019, o Vice-presidente, Rui Évora, durante uma deslocação, de carácter pessoal, aos Estados Unidos, reuniu com alguns compatriotas ligados ao Desporto na tentativa de criar o núcleo nos EUA. Uma comissão foi criada para o efeito mas praticamente não houve desenvolvimento. Contudo, contactos foram retomados há já alguns meses e foi indigitado o Sr. Samuel Flávio Lopes para coordenar os trabalhos com vista à criação do referido núcleo.

O Sr. Samuel Lopes que desde 2015 é Presidente do Brockton Amateur Soccer League, Liga que tem organizado o Torneio Inter Ilhas, uma prova de grande referência nos Estados Unidos a nível da nossa comunidade e é, também, seguida, com muita atenção em Cabo Verde. Aliás, a última edição por esforço do Presidente Samuel, a FCF esteve representada pelo Vice Presidente Inácio de Carvalho e pelo então Selecionador Rui Águas.

A escolha na pessoa do Sr. Samuel Flávio ( Samuel de Tchontchon, como é conhecido) tem a ver com o seu percurso como desportista em Cabo Verde, pois representou os Vulcânicos, Botafogo e Acadêmica de Fogo, tendo continuado a sua carreira depois de ter emigrado para os Estados Unidos. Neste País, representou algumas equipas da comunidade e depois de ter pendurado as botas enveredou pelo dirigismo e arbitragem, e vem-se destacando pela sua capacidade organizativa, pela sua determinação, pela perseverança e pelo seu fair play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *