Foi a 16 de Novembro de 2018 que ‘nasceu’ a seleção feminina de futebol de Cabo Verde.

O jogo de estreia aconteceu no Estádio Nacional, onde frente a Guiné-Bissau, onde o combinado nacional perdeu por 1-0. Meses depois, 12 de Maio de 2019, Cabo Verde vencia o seu primeiro jogo ao derrotar a seleção da Guiné-Bissau por 2-1, no Estádio Lino Correia, em Bissau.

Wendy Silva entrou para a historia ao ser a primeira jogadora a marcar pela seleção. Jocilene Martins, também entrou para a historia ao ser a responsável por dar a primeira vitoria a seleção.

De 25 de Fevereiro a 5 de Março, foi a vez de Cabo Verde participar na sua primeira competição, o Torneio UFOA, que decorreu na Serra Leoa.

Na fase de grupos Cabo Verde empatou a zero com a Serra Leoa, perdeu 2-0 contra o Senegal e na ultima jornada acabou por somar a primeira vitoria, ao vencer a Guiné-Conacri por 3-0, com golos de Irlanda Lopes. Nas meias finais, as malianas foram mais fortes e venceram por 4-0 o combinado nacional que na disputa do terceiro lugar perdeu por 1-0 frente a Libéria.

No total, Cabo Verde já disputou 7 jogos, vencendo dois, empatando um e somando três derrotas. Cabo Verde tem cinco golos marcados e sofrido 9.

Das jogadoras convocadas para este torneio apenas uma não estreou (veja aqui) e de todas as jogadoras, no geral, que já vestiram a camisola nacional, seis jogadoras destacam-se como as mais internacionais, com sete internacionalizações (veja aqui).

Irlanda Lopes é a melhor marcadora com três golos seguindo-se Wendy Silva e Jocilene Martins, ambas com um golo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *