A convite da CAF – Confederação Africana de Futebol e, no âmbito do Campeonato Africano de Futebol Escolar, o jornalista da RDP África, João Diogo, encontra-se na cidade da Praia para ministrar workshops durante o evento desportivo e para trocar experiência com os jornalistas e comunicadores cabo-verdianos, mas também, com os estudantes de comunicação.
“Vamos ter conversas abertas, explicar como são feitos os preparativos dos programas nas diversas áreas. Estamos aqui para os ouvir e tirar dúvidas. E eles estão curiosos para saber coisas”.
Estes workshops são destinados a jovens estudantes de cursos ligados à comunicação e ao jornalismo, das universidades da capital mas também aos órgãos de comunicação social, acreditados em Cabo Verde.
Além deste jornalista português, encontram-se na capital do país, a convite da CAF também o conceituado jornalista, apresentador e comentador do Canal Plus, da França, Charles Mbuya e também Mamadou Mbah, que é o responsável pela comunicação mediática da CAF.
O representante do Canal Plus aproveita a visita a Cabo Verde para trazer às universidades nacionais a oportunidade de desenvolver programas ligados à comunicação com o financiamento do seu Programa Canal + Université,
Amanhã, terça-feira, 20, a conversa com jornalistas e estudantes acontece na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol, FCF, parceira da CAF na realização deste Campeonato Africano, pelas 16 horas.
Além da formação para jornalistas, acontecem, ao mesmo tempo, formações e sessões de treinamento para árbitros e treinadores de futebol.