Começou nesta quarta-feira, 19 de Maio, o estágio da seleção nacional masculino, de Sub-15, que irá participar na primeira edição, da categoria, do Torneio UFOA A, onde Jorge Conceição, o selecionador, tem a sua disponibilidade 22 atletas, depois de observação feita a nível de todas as regiões desportivas do país. Os treinos serão bi-diários e estão programados 2 jogos, para, então, se escolher os 20 que farão parte da lista definitiva. Os treinos serão bi-diários e ainda haverá dois jogos treinos.
A concentração é no Centro de Estágio da FCF, na cidade da Praia, e os treinos acontecem no Estádio Nacional.
A equipa técnica é liderada por Jorge Conceição, treinador que levou os Sub-17 a primeira qualificação ao CAN da modalidade em 2018, tem como adjunto Zé Piguita e o treinador de guarda-redes é Tchabana, sendo ambos antigos internacionais cabo-verdianos.
A competição decorrerá na Guiné-Bissau nos dias 28, 29 e 30 de Maio e tem como participantes do nosso grupo Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Gambia.
Na competição só participam atletas nascidos após e 1 de Janeiro de 2006 até 1 de Janeiro de 2008, e cada seleção disputa três jogos, num sistema de todos contra todos.
O objectivo desta competição da UFOA A é promover o futebol juvenil e Cabo Verde participa justamente para também promover o seu futebol juvenil, bem como melhorar o desenvolvimento dos seus jovens jogadores e proporcional aos mesmos a oportunidade de se competirem a um nível mais exigente, ganhando com isso a experiência internacional. Será igualmente uma grande oportunidade para inter-conhecimento e convívio dos nossos jovens atletas com colegas dos outros países participantes.
A viagem a Guiné-Bissau está prevista para o dia 25 de corrente mês, com regresso a 31.
A delegação nacional será chefiada por Inácio Carvalho ‘Bala’, vice-presidente e responsável pela formação e seleções jovens.
Entretanto, a Seleção Feminina que se preparava para se deslocar a Luxemburgo, interrompeu os preparativos, pois o jogo que estava previsto para 12 de Junho,foi cancelado pela Federação Luxemburguesa de Futebol, alegando razões ligadas ao COVID 19.
Convocados
Guarda-Redes
- Antonio Moreno – Maracanã (Santiago Sul)
- Carlos Santos – Cantareira (São Vicente)
Defesas
- Liedson Garcia – EFA Cristo (Santiago Sul)
- Kelven Conceição – EFAT (Santiago Sul)
- Helio Semedo – 100 Tital de Santa Cruz (Santiago Norte)
- Edilmar Lopes Gomes – Efiz (Sal)
- Nilton Duarte – Geneve (São Vicente)
- Edilson Tavares – Escola Vitoria (Maio)
Médios
- Edilson Amado – EFSOD (Santiago Sul)
- Bruno Cardoso – EPIF (Santiago Sul)
- Kevin Monteiro – Escola Aliança (Fogo)
- Eriksson Soares – Cantareira (São Vicente)
- Edney Fonseca – Juventude (São Vicente)
- Edney Furtado – Zona Libertada (São Vicente)
- Kelton Lopes – Estoril (São Vicente)
- Randy Morais – Batuque (São Vicente)
- Simão Brito – Ultramarina (São Nicolau)
Avançados
- Adilson Fragoso – Prédio (Santiago Sul)
- Fabrício Vaz – Desportivo (Santiago Sul)
- Kevin Alves – Escola Aliança (Fogo)
- Tiago Afonso Silva – Escola Solpontense (Santo Antão)
- Tiago Correia Silva – Escola Vitoria (Maio)