O objetivo dessa ação de formação visa capacitar esses treinadores que, a nível de cada região desportiva, irão trabalhar com as Seleções dos escalões de formação, de forma permanente, sob a coordenação das Associações Regionais de Futebol, e em estreita articulação e concertação com a Direção Técnica da Federação Cabo-verdiana de Futebol e das equipas técnicas da Federação responsáveis por esses escalões de formação.

Na sessão de abertura, Inácio Carvalho, Vice-presidente e responsável pelo pelouro de formação e Seleções jovens, saudou os treinadores presentes e esclareceu que esta formação se insere na visão da FCF e na aposta da instituição que é a formação.

“A FCF está disponível para fazer tudo em prol de melhorar os níveis de conhecimento dos treinadores, mormente, daqueles que trabalham com os mais novos. Há muito ainda por fazer, mas é uma visão clara da Direção da FCF em apostar no escalão da formação e conta com todos”.

Por sua vez o formador Pedro Figueiredo, Diretor Técnico da FCF, parabenizou a FCF pela iniciativa e desejou que se repita com a regularidade possível e expressou o seu desejo que, no final, todos reconhecerem que terá valido a pena.

Por fim, Mário Semedo, Presidente da FCF, reforçou as ideias de Inácio Carvalho, dizendo que a formação é uma aposta da FCF.

“Queremos que esse trabalho não fique apenas pelas formações, pois queremos avançar com os ‘estágios de aquisitivos’. E com isto, criar nos jovens, o espírito da Selecção, transmitir os valores da Selecção e, ainda, criar uma identidade com o País, através da Selecção. A Federação entende que o desenvolvimento do futebol passa, também, pela profissionalização dos quadros técnicos, e, por isso, vem trabalhando nesse sentido”, afirmou Mário Semedo.

A escolha desses treinadores foi feita pelas respetivas Associações Regionais, de acordo com o perfil definido pela Direção Técnica da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Durante a referida ação de formação será apresentado o projeto “Centros Tubarão Azul” e, ainda, constam do programa do curso, para além de sessões práticas, temas como, PERFIL DE TREINADOR, METODOLOGIA DE TREINOS, FUTEBOL: fases, momentos, etapas, MODELO DE JOGO, ANÁLISE DE JOGO 《ADVERSÁRIO 》, COMO PLANEAR UM ESTÁGIO. O último dia do curso será destinado para dúvidas e esclarecimentos.

O curso será ministrado pelo Director Técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Pedro Figueiredo, treinador licenciado com nível UEFA A, e conta com a assistência do Mister Humberto Bettencourt, da equipa tecnica da Selecção principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *