No dia 11 de maio de 2021 a FCF realizou-se a sessão de apresentação, por parte do Dr. Júlio Delgado, o Laboratório de Inovação e Data Analytics (LAB – IDA FCF) e o Sistema de Business Intelligence da FIFA Connect aos órgãos de comunicação social.

O LAB – IDA FCF é uma plataforma de desenvolvimento e implementação de projetos disruptivos indutoras de inovação – transformação digital-, de produção e disponibilização de informação e conhecimento, de forma a permitir a concretização dos objetivos da FCF, contribuindo assim para melhores decisões de gestão, maior produtividade, e consequentemente um crescimento futuro sustentável.

Almeja ser uma unidade de excelência na promoção de uma cultura de inovação e na transformação de dados em conhecimento na indústria do futebol cabo-verdiano, que sirvam de suporte aos diversos domínios de atuação da FCF, satisfazendo simultaneamente os demais stakeholders e habilitando-os a crescer e tomar decisões sustentadas, antecipando, sempre que possível, os desafios que possam surgir.

O encontro serviu também para dar a conhecer os dados estatísticos que resultaram das inscrições efetuadas na plataforma da FIFA Connect. Para isso foi desenvolvido pela primeira vez em Cabo Verde um projeto inovador de desenvolvimento um Sistema-plataforma de Business Intelligence no sector do futebol que suporta todo o processo de recolha, tratamento e disponibilização e visualização de dados de uma forma dinâmica e iterativa.

Para o presidente da FCF o projeto está a ter impactos notáveis na FCF, quer em termos de melhoria da eficiência, eficácia e produtividade, como na criação do valor para a instituição. Trata-se de um sistema que suporta os aspetos técnicos que garantem a solidez, fidedignidade, transparência e confiança do processo de transformação de dados em informação e conhecimentos, para suportar a tomada de decisões em tempo real da FCF e de todos os stakeholders.

Esta aposta em projetos inovadores de transformação de dados-informação em conhecimento em tempo real para a tomada de decisões numa perspetiva forward-looking, contribuiu grandemente para um a aceleração da introdução das melhores praticas – Open Data, Data Analytics, Open Governance, Sports Industry 4.0, Fourth Industrial Revolution –  na industria do futebol em Cabo Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *