A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) apresentou na manha desta terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, a nova equipa técnica que terá como novo líder Pedro Leitão, conhecido no Mundo do futebol por Bubista.

‘Bubista’ leva a alcunha da ilha onde nasceu em Fevereiro de 1970, a Boa Vista, e regressa a casa onde bem conhece pois jogou pela seleção nacional, onde até 2005 era o mais internacional de sempre, com 28 internacionalizações.

Representou Cabo Verde por 11 anos consecutivos como capitão nacional tendo sido campeão da Taça Amílcar Cabral, em 2000.

Depois de jogar pela seleção, treinou a seleção nacional de Sub-17 e Sub-20. Foi treinador adjunto dos Tubarões Azuis, estando na histórica qualificação e presença no CAN 2013 e ainda no último play-off de qualificação ao Mundial 2014.

Bubista tem curso de Licença C da CAF, tendo também feito um cursos de treinador dado pela FIFA e FCF, tendo ainda feito um outro curso de coordenador técnico em Portugal.

Como treinador principal foi distinguido como melhor treinador em São Vicente, na gala do desporto regional, e melhor treinador de Cabo Verde, na gala nacional do desporto cabo-verdiano.

No seu palmares de treinador é campeão regional e nacional e treinou equipas como Acadêmica do Mindelo, CS Mindelense, Sporting da Praia e Batuque de São Vicente e ainda treinador adjunto do Progresso de Sambizanga, de Angola.

Como jogador foi campeão juniores, regional em São Vicente, campeão da Taça São Vicente. Foi jogador profissional no Badajoz da Espanha e no ASA de Angola onde foi capitão e campeão angolano.

É ainda detentor de um troféu Inter Ilhas pela seleção de São Vicente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *