A Federação Cabo-verdiana de Futebol felicita e parabeniza todas as mulheres Cabo-verdianas.

De uma forma particular saúda as mulheres do desporto nacional, em especial as mulheres do futebol, nomeadamente, atletas, dirigentes, arbitras, treinadoras, staff médico e demais agentes desportivos.

Neste dia da mulher cabo-verdiana, a Federação Cabo-verdiana de Futebol rende uma homenagem a uma mulher que, pelo seu percurso no Desporto nacional, pela dedicação, pela entrega, pela competência e pelo saber estar e fair play, merece um reconhecimento de todos.

Trata-se da Selecionadora Nacional do Seleção feminina, e da Seleção feminina do futebol de praia Silvéria Nédio, professora Nita, ou simplesmente Nita, como é conhecida no mundo do futebol.

Nita, antiga atleta destacada de andebol e de futebol, durante vários anos, professora de ginástica, formadora e treinadora de futebol, medalha de ouro nos jogos africanos de praia na Ilha do Sal, 3 vezes campeão nacional Sub-17 com Bola pra Frente, ou “equipa de Nita” como a equipa é tratada. Nita é Selecionadora Nacional da Seleção Feminina, e desde há muitos anos fundou a própria escola de futebol ( Bola pra Frente) onde já formou vários jogadores já passaram por grandes clubes cabo-verdianos, seleções nacionais alguns até estão no futebol profissional.

Nita sempre se preocupou com a formação, procurando sempre novos conhecimentos. Já participou em várias ações de formação e curso para treinadores, destacando-se a formação em Ciência Aplicada ao Desporto, em Barcelona, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano, curso de treinadores Futuro III da FIFA, curso licença C da CAF, curso de treinadores organizado pela KNVB da Holanda, entre outros.

A Nita sobressai pela sua forma de estar no futebol, pelo fair play, e pela dedicação e entrega, pois, está sempre disponível a colaborar. É sem dúvida uma das espectadoras mais assídua, desde sempre, do Estádio da Várzea.

Esta é a mulher do Desporto e do futebol cabo-verdiano que logo às 8 horas já está na estrada, saindo do seu bairro Achada Santo António, vestindo, sempre, desportivamente , com o seu calção e camisola ou fato de treino, com o seu boné e a inseparável mochila às costas a caminho da sua escola de futebol Bola pra frente.

O Desporto e o Futebol Nacional agradecem, Nita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *